Creio que o brasileiro nunca esteve tão preocupado com política. 2018 foi um ano eleitoral, de ânimos acirrados, verbos agressivos e promessas, muuitas promessas, ditas aos quatro ventos. E não me refiro ao que foi dito pelos políticos; este não é nosso foco.
A disputa eleitoral desse ano trouxe um enorme bate-boca para as nossas redes sociais, para as conversas informais, para o nosso dia-a-dia. Um debate importante, sem dúvidas. Mas também revelador: Sabemos mesmo discutir, argumentar, provar nossos pontos de vista? Será que agimos com inteligência emocional na hora de enfrentar aquela pessoa que discorda da gente e profere todo tipo de barbaridade em prol da democracia e do respeito? Ou será que somos nós os idiotas falando asneiras e agredindo colegas, familiares e amigos na defesa caolha de nossas crenças?
E, se agimos assim quando o assunto é política, também não somos capazes de agir da mesma forma na hora de argumentar sobre nosso produto ou serviço?
A frase do MasterMind Walter Kaltenbach, que abre esse post, é bastante poderosa e significativa. Nos faz pensar um pouco. Acrescento aqui um conhecido provérbio chinês:
“Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”
Quando preparamos os nossos argumentos, seja numa apresentação de vendas, ou mesmo na hora de redigir um e-mail, temos tempo pra colocar os pensamentos em ordem e escolher as melhores palavras para encantar, persuadir, convencer e gerar entendimento da mensagem. Aposto que você já investiu minutos preciosos na hora de escrever algo importante. Entender como o seu interlocutor pensa e como poderá reagir às suas palavras é condição indispensável para ter seu ponto de vista respeitado e aceito.
E se comecei falando de política, não poderia deixar de incluir um alerta importante: cuidado para não fazer aquilo que provavelmente é o que você mais abomina nos políticos: prometer algo que não poderá cumprir.
Todos nós conhecemos o tipo: o vendedor sedutor, que fala muito bem, e que “vende até a mãe”. Não seja esse cara. Um Apresentador Fantástico usa seus dons e inteligência emocional para se comunicar honestamente com o seu público.
Finalizo em clima de Halloween, com uma frase do diretor de Hogwarts, fundador da Ordem da Fênix e considerado um dos maiores bruxos de todos os tempos:
“Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de causar grandes sofrimentos e também de remediá-los.” – Alvo Dumbledore
Comprometa-se verdadeiramente com a sua audiência, demonstre empatia por pontos de vista diversos e conquiste o respeito de seus interlocutores. Seja um Apresentador Fantástico!