Eu sei muito bem que uma das primeiras coisas que você faz quando precisa preparar uma apresentação, treinamento ou palestra é abrir logo o powerpoint. Por favor, pare.
Vamos com calma, ok? Você não deveria sair usando aqueles templates horrososos.
Como designer eu lhe diria para procurar um profissional. Mas eu sei que você vai arriscar algumas coisas por conta própria. E quer saber? Faz parte. Eu não estou aqui pra julgar… além do mais pode ser muito produtivo você estudar um pouco sobre o tema.
Vou te dar algumas dicas, então. Combinado?
A primeira dica é responder essas 3 perguntas:
- Quem é a sua platéia? Professores do ensino fundamental, especialistas em tecnologia, médicos, atores circenses?
- Qual o seu ramo de atividade? Você vai falar de bebidas energéticas, empreendimentos imobiliários, máquinas agrícolas?
- Quem é você? Você é uma pessoa extrovertida e alegre, ou tem uma personalidade mais sóbria e conservadora?
Existem cores que tem mais a ver com determinadas áreas, outras que são mais comum em certos mercados, e existem as cores que tem a ver com a sua personalidade e o tom que você deseja dar à sua apresentação. Estudar psicologia das cores ajuda muito na hora de escolher uma paleta, mas a sua intuição tem papel importante aqui.
Uma vez definida a cor ou as cores principais, vale a pena combinar outras cores para criar contrastes e profundidade.
Brincando com brilho e saturação
Vamos supor que a cor principal da sua apresentação será vermelho. Slides com muita coisa em vermelho podem criar uma sensação incômoda, cansativa. É uma cor agressiva, embora também esteja relacionada ao amor.
Talvez clareando ou escurecendo o vermelho ele fique menos cansativo. Lembre-se de que os slides são um recurso para a sua apresentação, e que não devem chamar mais atenção do que o apresentador ou o conteúdo em si. Use cores fortes com moderação.
Brincando com harmonias
Diferentes combinações de notas musicais produzem diferentes sensações quando ouvimos. Acontece a mesma coisa quando a gente combina cores na apresentação.
Existem diversas formas de harmonizar cores, produzindo sensações distintas. No caso do vermelho, que é uma cor quente e muito forte, você pode buscar cores mais próximas (tons de laranja ou roxo, por exemplo) para criar uma harmonia mais suave de cores análogas, ou buscar um grande contraste com verde para impactar trabalhando com opostos. As três perguntas lá do começo determinam que tipo de harmonia visual você irá criar.
Não se esqueça do preto, cinza e branco
Preto, tons de cinza e branco são as cores preferidas dos designers. Preto e branco formam o melhor contraste, favorecem a leitura sob condições adversas de iluminação, e o cinza deixa tudo menos cansativo pro olhar. Use tons neutros para valorizar cores fortes como o vermelho, por exemplo.
Procure referências da paleta de cores que você quer usar
Analisou tudo até aqui e decidiu que vai de vermelho, verde e amarelo? Pesquise na internet o uso dessas cores na decoração de ambientes, estampas de tecido, identidade visual de empresas, fotos da natureza, etc. Procure entender qual a proporção e intensidade de cada cor naquela combinação que você achou interessante. Crie uma pasta ou uma coleção na internet com essas combinações para ir juntando referências e aprimorar o olhar.
Fundo claro ou fundo escuro?
Tem artigo sobre isso aqui no blog, Vem comigo!
E quanto ao conteúdo?
Tem muita coisa sobre roteiro aqui no blog, mas para evitar cochilos durante a sua apresentação você pode começar com esses dois artigos aqui:
Faltou alguma coisa? Conta pra gente!