Todo mundo que se propõe a falar para uma audiência deseja obter sucesso. O que é sucesso para você, como apresentador? Eu não saberia dizer mas provavelmente tem algo a ver com fazer a sua platéia aceitar a sua mensagem. Talvez você queira causar na audiência uma mudança: de comportamento, de atitude, de onde gastar o seu dinheiro, etc.
No catolicismo, a preparação para a páscoa começa muito antes do primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera do hemisfério norte. Começa com a Quaresma, período de reflexão, jejum e penitência. O foco aumenta na última semana, com a Semana Santa, e o Domingo de Páscoa chega como um dia de muita festa e alegria.
Corta pro Einstein!
Tem uma frase atribuída ao Einstein que é é assim: “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. A frase não é dele, mas você já deve ter ouvido e talvez até concorde.
Então para obter resultados diferentes a gente precisa mudar a estratégia. Mas para mudar a vida, viver uma vida nova, é preciso mais do que uma mudança pontual: é necessário desenvolver novos hábitos e habilidades. E dar adeus a algumas coisas.
A páscoa cristã oferece uma oportunidade fantástica aos seus fiéis: a de se preparar para o novo tempo. E, ano após ano, essa oportunidade dos cristãos se renova. E você pode ir aparando arestas e se aprimorando a cada ciclo. Genial, não? Seria, se as pessoas pensassem mais sobre isso e não ficassem se sabotando. Mas isso é tema para outro artigo, talvez.
A cada palestra agendada, cada apresentação que você se propõe a fazer, uma nova oportunidade se apresenta: a de se preparar para fazer melhor. E que tal fazer uma quaresma? Uns dias de silêncio, de foco e preparação, para viver o grande dia. Um Apresentador que evolui até se tornar Fantástico.
Agora, vamos entender como isso funciona para a platéia?
O que você oferece ao seu público? Por acaso é também uma Pessach? Propor uma mudança é fácil, o difícil é levar as pessoas a entenderem que existe um longo caminho pelo deserto, e como fazer para atravessá-lo. E acreditar que vale a pena, para que elas acreditem também. É nisso que muitos apresentadores falham: pintamos um cenário maravilhoso, mas esquecemos de incluir ali a pessoa que está sentada na poltrona nos ouvindo. A gente fala coisas maravilhosas, mas não os conecta verdadeiramente a uma solução. E, se você não está realmente comprometido com o público, porque, afinal de contas, prometer a ele mundos e fundos embrulhados em um conto de fadas?
Assim como o apresentador tem a sua jornada, o público também terá. Entender que a Páscoa começa muito antes do dia da festa e que não se resume a desfrutar de um banquete é ter empatia pela tua audiência e caminhar junto.
Você já parou pra pensar nisso?