Aí fica a dúvida: o que é melhor, usar slides com fundo claro ou escuro?
Depende.
Depende principalmente de quatro fatores: público/tema e ambiente/recursos de sua apresentação.
Público / tema:
Já falamos por aqui da importância de conhecer a sua audiência para preparar a mensagem, certo? O público irá influenciar a linguagem da apresentação, de acordo com o tema escolhido. E se influencia a linguagem falada, também influencia a linguagem visual.
Normalmente, para apresentações com um tom mais formal, usar fundo escuro é bastante recomendado (atenção: isso não é uma regra!). O fundo escuro também permite trabalhar uma iluminação mais dramática e brilho nos elementos dos slides.
O fundo claro, em geral, é preferido em criações minimalistas.
Lembre-se que cor de fundo também faz parte da paleta de cores da sua apresentação. As cores influenciam as sensações da platéia e reforçam a sua marca ou tema. Sobre cores, de forma mais detalhada, podemos falar outro dia 😉
Ambiente / recursos:
Se você tem a oportunidade de se apresentar em um anfiteatro (ou um local grande em que a área da platéia possa ficar escura), slides de fundo escuro são uma boa pedida: a luz da projeção não irá influenciar no ambiente, e a sensação de “imersão” da platéia em sua apresentação será maior.
Se você estiver em uma sala de conferências, ou um ambiente menor, slides de fundo claro podem funcionar melhor. Lembre-se que a luz da projeção irá interferir na sala.
Leve sempre em consideração o contraste dos elementos do slide com o fundo. Quanto maior o contraste, mais nítida será a visualização pela platéia. E existe uma pegadinha aí: na tela do computador as cores e aquelas letrinhas finas sempre parecem super adequadas…
Mas e se a sala não puder ficar escura?
Muitas vezes o que temos à disposição é um ambiente com iluminação natural que não dá para escurecer totalmente. Quanto mais claro o ambiente, mais “lavada” será a projeção e, portanto, menor será o contraste do fundo com os elementos do slide. Neste caso, opte pelo maior contraste possível (fundo muito claro com letras bem escuras, vice-versa).
Pra finalizar:
Se fidelidade de cores é algo fundamental para a sua apresentação, use seu próprio projetor (ou uma TV, dependendo do tamanho da platéia e do ambiente), e sempre que possível verifique a condição de iluminação do local com antecedência.