Na primeira parte desse artigo eu apresentei alguns argumentos que reforçam a necessidade de manter uma comunicação breve, porém objetiva.
Se você não leu a primeira parte desse artigo, clique aqui.
Para manter a platéia focada na sua mensagem (e pode ser uma platéia de uma pessoa só, numa reunião ou conversa, por exemplo) você precisa tirar do caminho tudo o que atrapalha!
É mais difícil acertar o alvo com vários obstáculos no caminho, certo?
E é mais rápido acertar quando você está preparado, certo?
Então se você não tem preguiça e quer fazer render o seu tempo e o da sua audiência, mantendo-os focados enquanto você dá o seu recado, confira essas dicas que eu tenho para você:
- Deixe a soberba de lado: Esse pecado capital aparece quando não conhecemos bem a nossa audiência e achamos que, coitadinhos, eles precisam de horas e horas do nosso valioso conhecimento para transcender e alcançar a sabedoria divina. Menas, queridinha, porfa!
- Simplifique: O assunto é complexo? Tente deixá-lo mais simples, adequando ao tempo disponível e ao nível de conhecimento prévio da sua platéia sobre o assunto. Não queira formar especialistas em apenas alguns minutos.
- Mapeie: Faça um planejamento: defina o seu objetivo e os passos para chegar até ele. O que a sua audiência precisa sair dali sabendo? Como você saberá que atingiu o seu objetivo?
- Olha o palavrão! Use palavras menores, mais fáceis de serem pronunciadas e compeendidas. Evite jargões, termos técnicos, siglas… Se a platéia não entender, o problema é seu… então os ajude a te ajudar.
- Não conte, mostre! Faça sua platéia visualizar benefícios e vantagens de adotar a sua idéia através de histórias em que elas conseguem se ver ali. Use exemplos práticos, conectados à realidade da audiência, para despertar identificação.
- Tire o ruído: Slides cheios de texto e efeitos que roubam o lugar do apresentador… roupa escandalosa – que chama atenção sozinha, ou desconfortável – que vai fazer você se ajeitar toda hora… excesso de detalhes na narrativa que nada tem a ver com o seu tema. Tudo isso é ruído, e ruído incomoda e gera distração. Elimine tudo que não for essencial à sua mensagem.
- Ensaie: O ensaio é a etapa mais importante do espetáculo! É no ensaio que encontramos os excessos que podemos eliminar, que refletimos sobre como a platéia irá reagir à nossa fala, que memorizamos a sequência lógica de fatos pelos quais iremos conduzir a platéia, etc… Ensaie, ensaie, ensaie…. quanto mais preparados estamos, mais seguros estaremos se for preciso improvisar.
Eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar dez horas por dia.
– Tiger Woods