Em uma apresentação – que pode ser na forma de uma palestra, de uma reunião, de uma conversa em um grupo de networking, de um telefonema, etc… – o maior desafio, sem sombra de dúvidas, é gerenciar a atenção da platéia, ou do interlocutor.
Quando estamos recebendo atenção, isto é, quando alguém pára o que estava fazendo para nos ouvir, nos sentimos especiais. Todos nós, em maior ou menor grau, temos necessidade de atenção: faz parte da condição humana.
O problema é que, sem perceber, a gente força a barra: somos carentes e prolixos… ficamos satisfeitos em receber atenção, e desperdiçamos o tempo do outro porque não sabemos ir direto ao ponto.
E mais: um estudo da Microsoft constatou que o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 segundos em 2000 para 8 segundos em 2013. Estamos abaixo até mesmo do peixinho dourado, que consegue manter sua atenção durante 9 segundos. Este estudo, realizado no Canadá, monitorou duas mil pessoas e estudou a atividade cerebral de outras 112 através de eletroencefalogramas. A pesquisa também identificou que o nosso cérebro desenvolveu uma capacidade muito maior de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
Isso explica porque durante uma palestra ou até mesmo durante uma conversa, muitos de nós simplesmente começam a mexer no celular. “Ah, pode continuar, estou prestando atenção…”. Aham, tá nada! As várias tarefas que somos capazes de fazer ao mesmo tempo são superficiais ou automáticas, não se engane!
Não há um consenso, mas outros estudos dizem que o tempo que uma pessoa consegue se concentrar em um determinado assunto varia de 15 a 90 minutos. Opa, então é por isso que as palestras do TED se limitam a 18 minutos? Exatamente. Nosso cérebro consome bastante energia para botar nossos neurônios para trabalhar. Chega uma hora em que ficamos realmente cansados de pensar…
De acordo com Chris Anderson, curador do TED, 18 minutos é um tempo longo o suficiente para dar o recado de forma séria e curto o suficiente para reter a atenção da audiência.
Ok, Changeman! Já entendi: Manter a apresentação curta e objetiva significa valorizar o tempo do outro (e o meu, claro) garantindo que a mensagem seja melhor absorvida. Mas tem que saber passar o recado direitinho né?
Tem. A frase de Blaise Pascal lá no começo desse texto sintetiza bem a coisa: Manter-se conciso e objetivo não é tarefa para pessoas preguiçosas! Não se trata apenas de sair picotando partes do texto; envolve também escolher as melhores palavras: diretas, claras e saborosas!
No próximo post eu vou compartilhar com vocês 7 dicas pra fazer o seu tempo e o tempo da sua audiência render, maximizando a força da sua mensagem!
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