Entre as muitas funções que já desempenhei na vida, talvez a mais nobre tenha sido a de professor de educação fisica em uma escola estadual da periferia de São Paulo.
Com vinte e poucos anos de idade na época, tentava ensinar aos adolecentes, entre tantas outras coisas, conceitos como aceitar opiniões contrárias, respeitar as regras do jogo, respeitar adversários, querer e saber ganhar tanto quanto entender e aceitar as inevitáveis derrotas. Foram dias fantásticos com experiências maravilhosas.
Muitos aprendizados e algumas decepções depois consegui entender um conceito que a tempos margeava nossas certezas pedagógicas: não se pode ensinar nada a ninguém. As pessoas é que aprendem quando analisam e compreendem as experiências passadas. Quando somam erros e acertos e verificam os resultados.
Resumindo, as pessoas aprendem quando precisam, quando querem e, fundamentalmente, quando estão prontas para aprender. Muitas vezes forçar um aprendizado “fora de hora” para um aluno que não queira, geralmente por não estar pronto, pode provocar uma repulsa infindável ao tema proposto. O “estar pronto” para aprender envolve uma infinidade de condições de estado psicológico e de maturidade do indivíduo.
Sob o nosso enfoque das apresentações, o professor tem um desafio a mais que os outros tipos de apresentadores. Diferentemente de outros apresentadores inseridos em outros contextos, o professor precisa que seus alunos aprendam os temas apresentados e discutidos em suas aulas.
Relembrando: o bom apresentador precisa, logo no início, despertar o interesse de sua platéia, além disso precisa manter a atenção dos ouvintes pelo tema apresentado e, sobretudo, deve utilizar as tramas emocionais de seu roteiro para se conectar à mente dos expectadores e poder transmitir sua mensagem.
O professor, que será cobrado pelo quanto sua audiencia “apreendeu” dos conceitos passados, utilizará em seu planejamento de aulas dois fundamentos básicos da metodologia de ensino: conceitos adequados ao nivel de maturidade e prontidão de seus alunos e a exposição destes conceitos numa escala crescente de complexidade, do mais simples ao mais complexo.
Não é fácil ser um bom professor. Seja pela complexidade da profissão ou pelo pouco reconhecimento social que recebem, eles são raros e pouco valorizados. No entanto, sempre guardamos os melhores em nossa memória. Suas aulas são animadas, interessantes, utilizam estórias, exercicios, jogos e muita alegria para despertar a atenção e manter o interesse de sua audiência.
Ser um Professor Apresentador e participar ativamente do desenvolvimento de seus alunos requer muita habilidade. Venha aprender e desenvolver suas habilidades para se tornar um Professor Apresentador Fantástico! Com o nosso treinamento sua comunicação será mais efetiva, suas aulas serão mais dinâmicas e sobretudo terá o respeito e admiração de seus alunos satisfeitos.