É aquela em que você conseguiu falar por 1 hora? É aquela que, quando terminou, ninguém tinha perguntas para fazer? É aquela que foi bem-ensaiada e tudo saiu conforme planejado?
Para mim, uma apresentação de sucesso é aquela que atinge seu objetivo. Vamos supor que você quisesse vender algo. Alguém comprou? Parabéns!
Agora, imagine que você saiba que é bastante improvável que alguém compre a sua ideia logo após a apresentação. No entanto, talvez você consiga sair com alguns contatos que podem culminar numa venda futura. Bem, então o objetivo principal da sua apresentação deveria ser algo como “sair com pelo menos ‘x’ contatos interessados”.
Dá pra sacar que o objetivo principal é o que vai alinhar as suas expectativas às expectativas da platéia?
Claro que, além de um objetivo principal, você pode ter um ou mais objetivos secundários. Pode ser, simplesmente, não gaguejar. Falo mais sobre isso aqui:
Mas se tem um objetivo que nunca podemos perder de vista é o de estabelecer uma relação com a nossa platéia. Se você não estiver falando algo realmente importante para aquelas pessoas, elas não irão lhe dar atenção. Lembre-se que a concorrência de estímulos é grande: tem o celular no bolso vibrando o tempo todo, os compromissos pós-apresentação, as diversas preocupações do dia-a-dia, etc.
Então, como manter o foco da audiência?
- Nada de textão: sério, pode parar com isso já! Você não gosta de perder tempo, e a platéia também não. Seja objetivo!
- Simplifique as palavras: Quem vem de área técnica tá sempre soltando um ou outro jargão no meio da fala. Se a sua platéia é de especialistas, tudo bem, mas se você quer que as pessoas realmente entendam, use palavras mais simples. Todo mundo ganha.
- Planeje a apresentação: Antes, durante e depois. Qual será a experiência da platéia? Qual a primeira coisa que eles irão ver quando chegar na sala? O que eles irão levar quando sairem?
- Faça uma abertura espetacular: Não precisa de um show de luzes, você não precisa aparecer feito um rockstar. Mas os primeiros minutos são decisivos. Se você não prender a atenção da platéia logo no começo, dificilmente você irá retê-los depois.
- Não conte, mostre! Faça a sua platéia visualizar a sua idéia através de histórias e exemplos práticos que tenham a ver com o dia-a-dia dela.
- Tire o ruído: Excesso de texto nos slides, roupa desconfortável que você fica ajeitando toda hora, banner da feirinha orgânica (que é ótima, mas não tem nada a ver com a sua apresentação): arranque tudo isso do caminho, e elimine as distrações da platéia.
- Ensaie! É no ensaio que a gente pega aquela fala que não acrescenta nada, que a gente percebe aquele slide que mais atrapalha do que ajuda, e que percebemos se o roteiro segue uma sequência lógica que realmente vai funcionar na hora do show.
Ah, e não se esqueça do grande super-poder do Apresentador Fantástico!
Você sabe qual é?
A Empatia!