Nem toda a apresentação exige um texto decorado, roteiro minuciosamente preparado, slides perfeitos… na verdade, a maior parte das apresentações não são assim: falamos, normalmente, de improviso. E em outras tantas vezes, temos a tarefa de ler algo em público.
Quem de nós nunca esteve numa platéia onde foi “escalado” pelo apresentador para ler um texto que estava nos slides ou em uma apostila? Quem de nós nunca ficou nervoso e leu como um aluno de primeira série? Pois bem, a culpa pode não ser toda sua.
Ao meu ver, as pessoas tem dificuldade para ler em voz alta por alguns motivos:
- Velocidade de leitura: ler em silêncio (apenas com os olhos) é bem mais rápido do que coordenar seus olhos, seu cérebro e toda a musculatura envolvida na fala. Daí que muitas pessoas acabam se atropelando na hora de falar em voz alta.
- Falta de vocabulário: siiimm, muitas vezes não sabemos como se pronuncia aquela bendita palavrinha bem no meio do texto. Se for um sobrenome gringo, então….
- Falta de hábito: como normalmente não nos desafiamos para ler em público, não sabemos como controlar a nossa respiração, perceber pausas e entonações do texto.
- Peças mal-escritas: Se não temos o hábito da leitura, o que dirá da escrita? Aquela vírgula que não deveria estar ali é capaz de arruinar uma boa leitura.
- Peças mal-diagramadas: Você deve estar pensando: lá vem a designer de novo! Mas é fato: A tipografia escolhida, o tamanho do corpo, o espaçamento entre parágrafos – dentre outras escolhas ruins – podem atrapalhar muito a leitura!
Mas e aí, o que fazer pra melhorar minha leitura em voz alta?
- Se você tem a oportunidade de preparar o texto que será lido por você, observe o que pode ser melhorado na redação:
- evite palavras, frases e parágrafos muito longos e complicados;
- use toda a gama de pontuações e sinais gráficos a seu dispor: aspas, parênteses, reticências, travessão, ponto-e-vírgula, lista com pontos, etc;
- faça revisão ortográfica do seu texto;
- faça uma revisão geral do texto: sempre temos o que simplificar.
- Melhore a sua diagramação:
- Não deixe frases quebradas de uma página / slide para outro;
- Se tiver mais de uma página, numere-as, mas deixe as folhas soltas: fica mais fácil de manusear;
- Observe o tamanho das letras e da entrelinha: você deve conseguir ler sem dificuldade;
- Evite sentenças longas em caixa-alta: MAIÚSCULAS são mais difíceis de ler.
- Não economize nas margens: linhas muito longas são cansativas. Além do mais, as margens funcionam como uma moldura que atrai atenção para o texto;
- Tempere o seu texto com itens em negrito, itálico, sublinhado, etc. Isso te ajudará na entonação;
- Faça uma pré-leitura: pode ser em silêncio, mas tente subvocalizar as palavras para testar a pronúncia e a entonação.
- Faça marcações no texto: grife as palavras que precisam ser ditas com ênfase e faça uma traço vertical para indicar pausas. Observe que nem sempre as pausas coincidem com as vírgulas!
- Não se esconda atrás das folhas: se você estiver com o texto nas mãos, tente colocá-lo na altura do peito, para que as suas expressões faciais fiquem visíveis para o público. Elas são parte MUITO IMPORTANTE da comunicação.
- Cuidado com os gestos: Movimento demais gera ruído e atrapalha. Mas você não é um robô (eu acho). Então use gestos quando eles trouxerem significado à mensagem, mas não exagere e controle aqueles movimentos desnecessários.
- Não tenha medo do microfone: Confesso que não gosto de microfone, mas normalmente ele está ali para ajudar. Você não precisará projetar tanto a voz, mas precisará ter uma dicção absolutamente clara. Mantenha alguns centímetros de distância para evitar aquela voz estourada e vai dar tudo certo!
- Estabeleça contato visual: Se você ficar o tempo todo olhando para o papel ou para o slide, os ouvintes irão perder a conexão com você. Aproveite as pausas e as ênfases para olhar para a platéia.
- Grave suas leituras para estudá-las depois: o exercício funciona porque, muitas vezes, aprendemos melhor ouvindo. E procure se colocar no lugar das pessoas que irão escutar aquela fala: será que as pausas estão no lugar certo? Será que a minha fala soa natural?
- Pratique!! Treine seu cérebro para coordenar leitura, respiração, intenção, gestos, etc. Só tem um jeito de ficar bom nisso: fazendo!
Faltou alguma dica? Conta pra gente!
Boas dicas Tenho voz bem baixa