O blog da Duarte.com é uma rica fonte de material para quem deseja estudar mais sobre apresentações.
Este artigo que encontrei por lá tem tudo a ver com o propósito do Apresentador Fantástico, por isso resolvi traduzi-lo aqui.
Boa leitura!
Como o treinamento em comunicação cria um time de estrelas
por Deborah Eastman
Passei a maior parte da minha vida trabalhando com vendas. Isso significa muito tempo voando ou dirigindo para encontrar um cliente. Normalmente, nos encontrávamos em salas de reunião; se tudo corresse bem, terminávamos com um jantar. De qualquer maneira, passaríamos um bom tempo cara a cara. Se não causasse uma boa primeira impressão (acontece), às vezes eu conseguiria uma segunda ou terceira impressão melhor.
No mundo digital de hoje, no entanto, é raro viajar para atender clientes pessoalmente. Na verdade, a maioria de nossa comunicação acontece através de plataformas digitais, como e-mail, texto, telefonemas e videoconferências. Isso não se aplica apenas a clientes ou prospects. Dada a natureza distribuída de nossas equipes, é mais provável que eu envie e-mail para meus colegas, envie-lhes uma apresentação e faça o acompanhamento através de tele-conferências onde realmente podemos conversar. E não estou sozinha:
- 2,4 milhões de e-mails são enviados a cada segundo (fonte)
- 781 bilhões de mensagens de texto são enviadas por mês (fonte)
- 66% dos gestores mais antigos priorizam a comunicação em pessoa, mas os millennials preferem a comunicação digital (fonte)
O rápido crescimento da tecnologia tornou a transmissão de informações mais fácil e rápida do que nunca. Mas a conseqüência inesperada é que a comunicação em pessoa é mais rara e valorizada. Essa é uma das muitas razões pelas quais as organizações devem valorizar o treinamento de comunicação.
O treinamento de habilidades de comunicação pode ensinar as pessoas a criar e oferecer melhores apresentações. No centro de ambas as habilidades está a arte de se conectar com as pessoas, o que não é algo que todos nós fazemos naturalmente. A capacidade de se relacionar e ressoar pode cosntruir ou destruir sua carreira. Os gerentes podem motivar melhor os funcionários. As equipes de vendas e contas podem ler a sala e determinar como apresentar de forma persuasiva seus produtos e serviços. Por quê? Porque eles sabem pensar sobre com quem eles estão falando e o que interessa a essa audiência. Vamos mergulhar nas diversas formas em como treinamento de comunicação pode ajudar suas equipes.
Treinamento em comunicação ajuda pessoas analíticas a articular idéias originais
Passei anos trabalhando com analistas de experiência do cliente que eram tão bons em analisar números que poderiam se perder em seus próprios dados. Suas análises mostravam como eles poderiam melhorar a experiência do cliente, mas muitas vezes eles esqueciam que esses números (superficiais) significavam muito pouco para qualquer outra pessoa.
Para ajudá-los a comunicar suas descobertas brilhantes aos líderes da empresa, trabalhamos juntos para transformar esses números em idéias significativas. Então, usamos essas informações para contar uma história sobre o impacto em um cliente individual. Este tipo de história, sobre a experiência de uma pessoa, move as mentes e os corações das pessoas – e inspira a ação.
Sua equipe de analistas provavelmente está abarrotada com gênios numéricos que podem cortar e fatiar dados.
Mas eles podem não saber que os dados por si só não inspiram ação, mas as histórias cumprem esse papel.
Se esses analistas não estiverem treinados para comunicar o que esses dados significam para o seu público, sua empresa pode perder uma oportunidade incrível.
O treinamento em comunicação ajuda o pessoal de vendas a vender
Recentemente estive em uma empresa que decidiu que a melhor maneira de construir sua reputação era ir dar voz a quem conhecia do assunto.
Mas, só porque alguém pode projetar produtos, não significa que eles possa vendê-lo .
Grandes idéias podem ser a base das empresas, mas uma empresa não pode crescer se ninguém entender o que ela faz. Construir um terreno comum com uma audiência, fornecer fatos em uma estrutura de história e apresentar com confiança irá armar o seu pessoal com as ferramentas que explicam como sua solução funciona e por que as pessoas devem se importar com isso.
O treinamento em comunicação ajuda seus executivos a atravessar uma crise
Uma crise organizacional pode ser extremamente difícil para um negócio. A comunicação clara e empática é a ferramenta mais importante para guiar seu time através da crise e ajudá-los a emergir mais forte.
Em nosso livro mais recente, Illuminate, há um ótimo exemplo de uma empresa que conseguiu se livrar do desastre iminente quando os executivos aprenderam a se comunicar melhor.
Durante o início dos anos 90, a IBM começou a patinar atrás de seus concorrentes e atingiu a bancarrota. Frente a uma crise, a empresa contratou seu primeiro CEO vindo de fora – Louis Gerstner Jr. Ele enfrentou não só uma empresa com falhas, mas também uma equipe de pessoa resistentes.
Gerstner sabia que ele tinha que criar uma mudança interna. Ele começou com uma “turnê de audição”, certificando-se de que todos os funcionários se sentiriam ouvidos. Então, ele moldou uma estratégia de comunicação baseada no que aprendeu. Finalmente, a Gerstner entrou com a “Operação: Abraço de Urso”. Os executivos e gerentes aprenderam a abordar diretamente a insatisfação dos clientes e empregados e registrar essas conversas em um memorando. Então, eles abraçaram seus colegas.
Pode parecer um pouco bobo, mas essa mudança na estratégia de comunicação criou uma mudança drástica na cultura da IBM. Isso ajudou a revigorar a empresa e direcioná-la para se tornar um expoente inovador para o mercado hoje em dia.
O treinamento em comunicação ajuda os gerentes a tirar o melhor proveito de sua equipe
A má comunicação é a raiz de muitos problemas de produtividade no escritório. De fato, estudos mostram que 28% das pessoas que acreditam em uma comunicação deficiente são os principais motivos pelos quais os profissionais não conseguem entregar os projetos no prazo. Além disso, a uma pesquisa da HR Magazine 46% dos funcionários disseram que muitas vezes recebem instruções pouco claras de seus chefes e gerentes – pelo menos 3 vezes por dia.
Isso é muita falta de comunicação.
A má comunicação não só afeta a produtividade – também também afeta a moral. Estudos mostram que as empresas com práticas de comunicação eficazes têm taxas de rotatividade 50% menores do que a média da indústria – o que significa que, se sua empresa tiver práticas de comunicação precárias, pode ter dificuldade em reter funcionários felizes.
Treine seus gerentes para serem comunicadores fantásticos e eles liderarão uma equipe feliz e produtiva.
Quando a Starbucks estava com dificuldades em 2008, o CEO Howard Schultz sabia que ele tinha que criar uma mudança nas lojas da Starbucks para resgatar a empresa. Ele decidiu realizar uma conferência em Nova Orleans para milhares de gerentes de suas lojas.
Durante a conferência, Schultz falou francamente com os gerentes sobre os problemas financeiros da empresa. Depois, os gerentes ajudaram a realizar projetos de reconstrução e caridade. Ele entregou camisetas com mensagens positivas e empáticas sobre eles – como “Avance” e “Acredite no poder dos 10,000”. Ele também realizou exercícios interativos, ensinando os gerentes a usar empatia, compaixão e positividade ao executar suas equipes e lojas .
No final da conferência, ele pediu a cada gerente para assinar o nome dele em um muro de compromisso – comprometendo-se a executar na sua loja as novas habilidades de comunicação empática que adquiriram. Após a conferência, o Starbucks como um todo experimentou uma mudança cultural – e a empresa voltou a lucrar.
Por: Deborah Eastman. Tradução: Octacilia Cabral
Artigo original: https://www.duarte.com/presentation-skills-resources/communication-training-teams/