Ficou curioso? Bem, o vídeo é curtinho:
A primeira árvore tem centenas de artigos escritos sobre ela, tornou-se atração turística, e despertou discussões a respeito dos direitos das árvores e da legalidade acerca de sua auto-propriedade. A segunda árvore é uma completa desconhecida, praticamente ninguém além dos moradores da região sabem de sua estória.
Ao final do vídeo Tom oferece algumas hipóteses que podem justificar o sucesso da primeira e o anonimato da segunda. Mas o que realmente despertou a minha atenção foi a última frase do vídeo:
“If you want a metaphor for how success on the internet and, heck, anywhere works, then these trees are it: It’s not always about how good your story is; it’s about how many people are willing and able to pass it on.”
“Se você quer uma metáfora de como o sucesso funciona na internet e, diabos, em qualquer lugar, então você a tem nessas árvores: nem sempre é sobre como a sua estória é boa; é sobre quantas pessoas estão dispostas e capazes de transmiti-la”.
Você deve conhecer alguém que tem uma estória incrível, ou que tem um produto maravilhoso, mas que não consegue fazer sucesso. Por que será?
Provavelmente muitos fatores influenciam no resultado dessa equação, mas com certeza a forma como essas estórias ou produtos são apresentados é um fator determinante para o sucesso. Ou o fracasso.
Uma boa estória pode ser contada de diferentes maneiras, para diferentes públicos.
Uma boa estória é aquela que as pessoas tem vontade de sair contando pros amigos.
Uma boa estória depende de uma Apresentação Fantástica para se tornar torna dona de si mesma.