O conflito entre as nossas crenças e os nossos desejos acontece em nossa mente. Aturdida com a necessidade de entender e organizar a vida diária, ela ainda terá de administrar a batalha entre o que queremos e o que acreditamos poder conseguir.
A ideia de que nada de bom se produzirá se a crença em tal possibilidade não nascer e se desenvolver antes na mente do indivíduo é unanime. No ambiente de vendas esta é a primeira vitória a ser conseguida. O bom vendedor trabalha com persuasão e negociação o tempo todo. Para isso é fundamental ser um sujeito convincente, mais do que isso, convicto de suas ideias.
Pensamos logo no vendedor e no ambiente de fechamento de negócios…. e você poderá questionar: “Já que eu não trabalho com vendas qual o sentido disto para mim?
Este é um erro grave: pensar em vendas apenas em ambiente tradicional. O fato é que estamos todos sempre vendendo. Ou você esta vendendo ou está fracassando.
Pode ser um produto, um serviço ou a sua própria pessoa. Você pode ser um pai vendendo a necessidade de tomar banho aos seus filhos. Pode ser um professor vendendo aos alunos o valor da educação. Assim, vender se aplica a todos aspectos da vida pessoal e profissional.
Numa apresentação de vendas todos os passos precisam ser planejados antes. Os tópicos, os conceitos, as frases e as possíveis objeções devem ser pensadas e analisadas muito antes da execução, até porque o perfil da audiência terá papel fundamental nas possíveis variações do roteiro.
O mesmo ocorre quando pretendemos conversar com nossa parceira, filho, amante, mãe ou namorado. Planejamos e analisamos antes o desenrolar da “treta” em que os meteremos… Claro que, como numa venda tradicional, nem sempre conseguimos prever o resultado…
Durante a apresentação é necessário estar muito atento a o que se comunica à audiência. Seja ela formada por uma ou algumas muitas pessoas. Será necessário improvisar e controlar o discurso para que ele siga no rumo planejado, mesmo que a audiência insista em desviá-lo do caminho com objeções e dúvidas repentinas.
Por isso, o planejamento e o treinamento do discurso farão uma tremenda diferença no desempenho de sua apresentação. Até para improvisar é necessário ter controle do conteúdo e dos passos da apresentação.
Obviamente em muitos momentos da vida diária não estaremos em um ambiente clássico de vendas com uma apresentação planejada, mas sim em situações onde apresentaremos a outros nossas idéias e habilidades de forma improvisada, mas nem por isso temos qualquer desculpa para fazer nossa venda de forma grosseira ou descuidada.
Aqui entram 3 elementos, talvez os principais, que fazem a diferença e possibilitam uma comunicação efetiva e eficaz, seja para vender algo, seja para conseguir uma vaga de emprego ou uma “apresentação” para conquistar um pretendente amoroso:
- Estar atento aos sinais da audiência e ser rápido no pensamento de argumentos que tranquilizem e direcionem o entedimento de sua mensagem.
- Mostrar entusiasmo, firmeza e energia ao falar. Isto envolve o uso correto da entonação vocal e dos movimentos e sinais da comunicação não verbal.
- Ser objetivo, mas sem ser superficial, no conteúdo do discurso, poismuitos detalhes e fatos apenas aborrecerão e desperdiçarão o precioso tempo da audiência.
Porque vivemos em sociedade e estamos sempre nos apresentando a alguém, podemos entender a necessidade de estar constantemente prontos, preparados e confiantes em realizar uma apresentação, previamente planejada ou subitamente, de improviso.
Estar preparado para vender um produto, uma idéia ou um serviço não acontece por acaso. Venha ser um Apresentador Fantástico! Com o nosso treinamento você estará totalmente habilitado a se apresentar e vender os mais variados itens de venda, inclusive você mesmo.