O artigo de hoje é uma homegem a Roberto Gomez Bolaños, que hoje completaria 91 anos. Bolaños foi escritor, compositor, comediante, diretor e ator.
Você sabia que o apelido Chesperito vem de Shakesperito? A comparação vem da capacidade de Bolaños de construir personagens capazes de gerar muita identificação, por possuírem contradições e dilemas comuns a todos nós – mas sem drama: A magia dos roteiros de Bolaños está justamente no seu dom de transformar dor em humor.
E esse talento é o que torna sua obra e seus personagens tão carismáticos e memoráveis.
Um de seus personagens mais icônicos é o herói Chapolin Colorado. O polegar vermelho é um herói medroso, mas valente! Ele enfrenta os problemas mesmo apavorado e, às vezes, mais atrapalha do que ajuda. Mas, ao final, o Chapolin sempre cumpre sua missão!
Por isso, separamos 9 dicas fantásticas de apresentações com o Chapolin Colorado.
Preparados? Sigam-me os bons!
- Faça uma entrada triunfante: Todo começo de apresentação precisa ser espetacular. É nos primeiros segundos que você garante a atenção das pessoas, e é onde elas decidem se se vale a pena prestar atenção no que você tem a dizer. Não precisa gritar “Euuuu!” e aparecer em algum lugar inusitado, basta apenas pensar em uma abertura que faça as pessoas concluírem que será uma boa ideia prestar atenção em você nos minutos seguintes.
- Vá em frente, mesmo com medo: O Chapolin tem medo da própria sombra, mas ele não se deixa paralisar. Quantas vezes você não ficou com medo de falar em público e acabou perdendo uma oportunidade? Seus objetivos precisam ser maiores do que o seu medo, então, se bater aquele nervosismo, repita: Palma, palma… não priemos cânico!
- Saiba usar as palavras: Ok, talvez o Chapolin não seja tão bom nisso, mas ele é pior ainda quando precisa usar a força. Então faça como ele: já que usar de violência não resolve nada, conte com a sua astúcia: Reforce seus argumentos contando boas histórias.
- Aprenda a trabalhar em equipe: Para deter o terrível bandido Poucas-Trancas, Chapolin contou com a ajuda do Super Sam (Oh yeah, time is money!), ou será que foi o Super Sam que contou com a ajuda do Chapolin? Bem, no final o mais importante é que conseguiram prender o larápio graças ao trabalho em conjunto.
- Saiba usar expressões populares: Já dizia um velho e conhecido ditado, “para um bom entendedor, o coração vira ajudante de pedreiro”… não… “para um bom entendedor não se olha os dentes”… também não… ah, é por aí! Expressões populares podem ser ótimas para fazer as pessoas entenderem algum conceito complicado, mas não abuse! É fácil cair no lugar-comum e, se as pessoas não conhecerem a expressão, a estratégia irá por água abaixo!
- Adapte-se às necessidades do seu público: O Chapolin usa suas Pílulas de Nanicolina – ou Pastilhas de Polegarina – para ficar pequenininho e, assim, acessar locais onde não seria possível chegar mesmo com a sua diminuta estatura. Pensando em uma apresentação, às vezes precisamos nos adaptar (na linguagem, no formato, etc) para acessar os ouvidos e corações da nossa audiência.
- Antecipe-se aos problemas: “Silêncio, minhas anteninhas de vinil estão detectando a presença do inimigo!”. Assim como o Chapolin está sempre atento ao que pode representar perigo, um Apresentador Fantástico está sempre atento ao que pode dar errado durante a apresentação, seja com relação a equipamentos, slides, tempo disponível ou perguntas difíceis da platéia. Caso algum imprevisto aconteça, você poderá dizer: “Suspeitei desde o princípio!”
- Use suas ferramentas: Além das poderosas Anteninhas de Vinil e das Pílulas de Nanicolina, o Chapolin também tem em seu arsenal a sua inseparável Marreta Biônica e a Corneta Paralisadora. Você também pode utilizar ferramentas como questionários, objetos cênicos, cartazes e o que mais for necessário para fazer com que as pessoas entendam e guardem a sua mensagem.
- Ensaie e estude a comunicação não-verbal: Uma das frases do Chapolin que eu mais gosto quando falamos de apresentações é: “Todos os meus movimentos são friamente calculados!” Uma boa postura e boa movimentação na hora de se comunicar, com gestos precisos que mantém a atenção das pessoas e geram entendimento, enriquecem qualquer apresentação. E o segredo é se preparar, lapidando os gestos até que sobre apenas o essencial e indispensável para uma comunicação fluida e absolutamente fantástica!
Você consegue se lembrar de mais alguma dica do Chapolin Colorado para as apresentações? Conte pra gente nos comentários!
E se você quer desenvolver habilidades fantásticas de apresentação, inscreva-se para receber novidades sobre os nossos cursos e workshops!